Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

Review: Capitão America: O Primeiro Vingador







Ontem, aproveite uma folga para conferir o filme do Capitão América e posso dizer que é um bom filme. Irei comentar sobre o filme sem por spoilers, a não ser os que marcarei de cor branca, assim se quiserem conhecer sobre o que falei, basta selecionar o texto que ele fica visível.




Na fila, eu presenciei algo, que tenho lido em diversos locais da internet, o preconceito contra o filme, apenas por se tratar de um herói que usa a bandeira americana como vestimenta. Infelizmente muitas pessoas acreditam que o filme nada mais é do que um grande propaganda da superioridade norte-americana no mundo, mas desde os quadrinhos, o Capitão América já provou que ele não se prende a isso, possuindo um desenvolvimento muito alem. E esse filme merece a oportunidade de ser visto.

O filme é divertido, é um filme de super-herói na medida exata. O filme se passa nos anos 40, logo, todo o ambiente remete aquela época, você tem a inocência daqueles tempos no filme, o que fica ótimo, se for considerar que o Capitão no filme dos Vingadores é alguém com outra cultural, bem diferente da nossa atual.



A atuação do Chris Evans foi melhor do que esperado, muitos acreditavam que seria uma bomba, mas pelo contrario ela é convincente. O seu Capitão não tem uma personalidade igual a dos quadrinhos(um líder completo), mas é o diferencial. No filme você tem um Steve mais humano, com as falhas e duvidas que todos nos temos. Ele é o soldado perfeito... com alguns defeitos que o tornam mais humano.



Todos os atores cumprem o seu papel, mas é claro que alguns personagens se tornam secundários demais e você acaba ficando curioso sobre eles, mas nada descobre, como por exemplo, eu queria ter visto mais do Comando Selvagem em ação, para mostrar porque eles é que eram a elite. O Caveira Vermelha no filme, interpretado por Hugo Weaving é aquele vilão que todos adoramos odiar, ele mostra que é mau e pronto. Nasceu assim e vai ser assim até o fim, sem desculpas, sem remorso.



Como todo o filme Marvel, você tem pequenas deixas e imagens homenageando ou lembrando algo dos quadrinhos para os fãs com mais conhecimentos, mas acho que todos aqueles que conhecem e acompanham os quadrinhos, reconheceram um personagem na Stark Expo (aquele manequim em vermelho no tubo, era uma homenagem ao Jim Hammond, o tocha humana dos anos 40, que lutou ao lado do Capitão) e também a aparição de um outro 'ator' bem conhecido do publico Marvel (Stan Lee, que não foi um dos criadores do Capitão, aparece numa cena!).



Um ponto negativo é que você percebe que da metade do filme em diante, a historia se acelera, e trama fica mais rápida. É uma pena, mas você compreende, pois este filme tem de ser a vida e a "morte" do Capitão, pois ele volta no filme dos Vingadores. Existe uma cena, que acho que todos vão concordar que foi desnecessária que foi a morte do Bucky, não só uma morte cruel, como você tem a câmera focada em sua queda ate o fim, na minha opinião tirou o drama.

Enfim, o filme é divertido e inocente, como os anos 40, cumpre seu papel de entreter. E ao contrario do que muitos pensam não é sobre o poderio norte-americano , mas é sobre um rapaz corajoso que nada tinha e logo ganha tudo e tem de lidar com essa responsabilidade, se tornando o herói que todos esperam.


Ah, é não se esqueçam, ao fim dos créditos do filme, tem o famoso pequeno teaser trailer dos Vingadores.

Um comentário: