Continuamos a serie de post especial sobre o Capitão América, hoje iremos falar de seu companheiro fiel, o escudo lendário.
Steve ao longo de sua vida de Herói sempre pode contar com ele, inúmeras vezes sua vida foi salva pelo seu escudo, que esteve ao seu lado ate quando o Capitão foi congelado por anos. Talvez seja um dos maiores motivos, pelo qual Steve é muito apegado a ele. O escudo em questão é o que todos conhecemos, o escudo circular, cuja primeira aparição foi em Captain America Comics 02.
História e Características.
O escudo é composto da liga metálica mais dura e resistente do Universo Marvel, feito com uma mistura única de Vibranium, Adamantium e Ferro. Ele foi criado pelo Dr. Myron MacLain , que tinha sido encomendado pelo governo dos EUA para criar um material para armadura, que fosse indestrutível. MacLain fez experimentos com o Vibranium , um metal alienígena encontrado apenas em Wakanda, um pais africano no mundo Marvel, que possui a capacidade de absorção de vibração, nunca antes vista.
Durante um de seus experimentos para fundir o Vibranium com uma liga de ferro experimental, MacLain acaba dormindo, exausto por trabalhar por horas. Quando acorda, percebe que a experiência foi um sucesso. Porem, o catalisador responsável pelo sucesso fica desconhecido, devido ao Doutor estar dormindo. Ele tenta inúmeras vezes repetir o processo, porem nunca com sucesso. A liga de Ferro-Vibranium é colocada em um molde de uma escotilha de um tanque, para criar a forma de disco.
Uma vez pintado com as cores da bandeira americana, o escudo foi entregue a Steve Rogers, pelas mãos do Presidente Franklin Delano Roosevelt.Com ele, o Capitão América pode derrotar inúmeros inimigos ate o seu sacrifício final que o manteve congelado por anos.
O escudo côncavo tem 0,76m de diâmetro e pesa, mais ou menos, 4,53kg. Graças ao Vibranium, incluso no escudo, todo o impacto recebido pelo mesmo é absorvido, permitindo ao Capitão até aguentar alguns socos do Hulk, ou cair sobre o mesmo de uma grande altura e não sofrer danos.A sua forma côncava, ele oferece pouca resistência quando arremessado, dando assim um melhor controle no arremesso pelo seu portador, com a característica única do Vibranium, o escudo perde pouca velocidade ao atingir um inimigo (devido ao impacto absorvido), tornando este escudo uma arma de defesa e quando necessário, de ataque.
A destruição do indestrutível.
Mesmo tendo uma liga única e sendo considerado por muitos, indestrutível, o escudo já foi feito em pedaços. Porem, todas as vezes em que ele foi feito em pedaços, foram com a ajuda de enormes poderes.
Homem Molecular
O primeiro a conseguir destruir o escudo foi o Homem Molecular, cujo poder permite a ele ter o controle sobre as moléculas. Na ocasião ele não só destrói o escudo, como destrói também o martelo do Thor, a armadura do Homem de Ferro e a prancha do Surfista Prateado. comenta que as moléculas do escudo, são mais estranhas que as do martelo nórdico. Pouco tempo depois, ele remonta o escudo e o martelo, devido aos complicados componentes elétricos da armadura, ele não consegue remonta-la.
Beyonder
Durante as Guerras Secretas,, uma série limitada que foi considerada a primeira grande saga dos quadrinhos, o escudo é parcialmente destruído pelo Dr. Destino, que roubou o poder do ser divino conhecido como o Beyonder. Mesmo quebrado, Steve consegue usar ele na batalha contra Dr. Destino. Quando Beyonder recupera seu poder, um temporário efeito colateral surge, realizando alguns desejos dos heróis em um pequena escala (como o Coisa voltar a forma humana). O Capitão usa o seu "desejo" para reconstruir o escudo.
Anos depois, Steve perde seu escudo no meio do Oceano Atlântico , quando ele teve que fazer a escolha de ajudar um soldado da Marinha que se afoga ou resgatar o escudo. Tony Stark consegue recuperar o escudo do fundo do oceano, mas quando ele é colocado no convés do navio, ele se racha em pedaços.
Examinando as peças, eles descobrem que, quando o Capitão reconstruiu o escudo a energia do Beyonder, uma imperfeição sub-molecular pequena foi introduzida no Vibranium, uma molécula solitária foi deixado de fora do alinhamento. Com cada impacto adicional ao longo dos anos, o desalinhamento se espalhou para as moléculas vizinhas, e como um câncer ele se espalhou ate causar uma ruptura no escudo. Para piorar, esse "câncer" se espalha para outros Vibraniuns, cujo o escudo teve contato e os objetos "infectados", também passam adiante. Isso gera uma onda de choque que se propaga pelo mundo, violentamente detonando qualquer Vibranium que encontra. A onda de choque começa a viajar para Wakanda, que possui o maior deposito de Vibranium... um montanha inteira para ser exato.onde,a explosão resultante poderia destruir o mundo.
Para evitar tal catástrofe, Steve viaja para Wakanda com as peças do escudo coladas, preparado para sacrificar o que resta dele em uma tentativa de absorver a onda de choque. O vilão Garras Sônica, quem sempre encontrou no vibranium o seu maior inimigo, aparece para absorver a onda de choque e ampliar seu poder. Ele consegue, ficando muito poderoso e seu primeiro movimento é disparar contra o Capitão que, instintivamente, levanta o escudo quebrado para se defender. Quando a energia disparada pelo Garra Sônica atinge o escudo, a energia de ondas aumentada ,realinha suas moléculas do Vibranium e restaura o escudo, permitindo ao Steve derrotar ele.
A Manopla do Infinito
Durante a saga "A Manopla do Infinito", Thanosmanopla e com o poder dela, restauram tudo o que Thanos destruiu, inclusive o escudo.
A Força Odin
Durante uma batalha entre Thor e Homem de Ferro, por divergências políticas, o Deus Asgardiano acerta o escudo do Capitão, que havia saltado para proteger o Tony Stark. Esse golpe não destrói o escudo, porem deixa ele muito amassado. Após a batalha Thor rapara o escudo e deixa os Vingadores.
No futuro, que foi desfeito, Thor soberano da Terra luta com o Capitão, no final ele grande parte da Força Odin e destrói o escudo e mata o Capitão. Claro que anos depois, Thor percebe o seu erro e restaura a linha do tempo, excluindo aquele futuro.
A seguir algumas imagens do Capitão usando seu escudo contra grandes impactos, mostrando a capacidade de defesa.
Com o escudo recem construido, o Capitão decide fazer um teste e pede a Thor disparar contra ele. O escudo aguenta, mostrando estar ok. |
Hulk golpeia o escudo, que absorver parte da energia gerada, do contrario o Capitão estaria bem mais do que só atravessando a parede. |
Aqui o escudo é utilizado como condutor elétrico, recebendo uma descarga do martelo de Thor, para reanimar o coração artificial do Homem de Ferro. |
Capitão acerta Norman Osborn com seu escudo, mostrando uma maneira ofensiva de usar. |
Demais!!!! cara... gostei muito.
ResponderExcluirMateria muito interessante do escudo, ajuda a saber que até inquebravel tem limite.
Cara, vou usar seu post como fonte de pesquisa e aí coloco o link do seu site pra todos saberem a fonte assim faz propagada pro seu site.
Outras coisa: Quer participar da equipe dos protocolos Marvel ?
o escudo é inquebrável sim!Eu já li uma revista a respeito, para aguentar o impacto dessa forma as moléculas do escudo, ao contrário de todos os outros materiais da terra, ficam imóveis ou seja, quando recebe energia cinética ele a dissipa completamente mas quando recebe uma quando recebe uma quantidade de energia muito grande, suas moléculas se agitam e ele se deforma
ResponderExcluir